domingo, 24 de agosto de 2014

Transporte em Londres


O sistema de transporte Londrino, é sem dúvida, um dos melhores do mundo, organizado e ambientalmente correto.

Sistema de Zonas

O mapa de Londres é dividido em zonas, que vão de 1 a 6, sendo que a Zona 1 é central e são distribuídos em círculos concêntricos, conforme o Tube Map




Metrô

Há linhas e estações por toda a cidade, e são complementadas pela DLR (Dockland’s Light Railway), que liga a cidade de Londres e Docklands à região leste.
Também temos o Rail Service, que é o sistema de trens de superfície, que além de ter em vários pontos de Londres, é possível sair da cidade também. Dentro das estações de metrô você encontra gratuitamente guias e o "tube map", que é mapinha do metrô para você carregar com você.



Oyster Card

O Oyster é um cartão inteligente, que te permite opções de pagamentos diferenciados, de acordo com a sua necessidade; como o "Pay as you Go", por exemplo, que você "carrega" o seu oyster com dinheiro, e a medida que você usar o transporte, o valor vai sendo descontado do cartão.
Mas você também pode optar pelo "One week travel card", que é um valor único para a semana, dessa forma você pode usar todos os sistemas de transporte ilimitado durante a semana, assim, você economizará, pois este, inclui todos os transportes, como metrô, ônibus, DLR e train. O mesmo conceito é utilizado para o "One month travel card", que é o pagamento de um valor único no mês.
Você pode "carregar" o Oyster dentro das estações de metrô, nos "Off Licence", bem como pela internet no site TFL.
Cada zona possui o seu valor, sendo que a Zona 1 é a mais cara por se tratar do centro.


Obs: Você que é estudante, vale a pena usar o Oyster de estudadante! Você tem cerca de 30% de desconto no valor. É interessante e super vale a pena.

Turista

Se você vem pra Londres, por exemplo, para 1 semana, eu recomendo que "compre" o Oyster Card em qualquer estação mais próxima de você, e carregue-o pagando o valor único para a semana. Lembrando que o valor do cartão é de £5, e você pode devolver e ter o reembolso quando sair da cidade.

Ônibus - Red Buses

O valor do ônibus é mais em "conta" do que o do underground. Você pode andar por toda a cidade de ônibus tranquilamente e economizar no seu "oyster". O serviço é 24 horas, e não obedece a regra das Zonas.
O sistema de ônibus da cidade funciona de forma organizada, com hora marcada para chegar e para sair. O interessante é que você pode ter acesso ao cronograma completo através do site da TFL, sem contar que o site te dá a opção de planejar a sua viagem com antecedência.
Vale lembrar que atualmente não é mais possível pagar em dinheiro, como antes, que se necessário, poderíamos pagar a tarifa em dinheiro para o motorista. Mas infelizmente, não é mais possível, justamente para incentivar o uso do cartão eletrônico.


Black Cabs

Os famosos black cabs de Londres funcionam de uma forma interessante. Primeiramente, porque o motorista precisa fazer uma faculdade para desenvolver a função. Ele deve estudar cerca de 5 anos para ser motorista. O black cab não precisa ser agendando com antecedência como é o caso, por exemplo, dos mini cabs, que só funcionam com agendamento prévio.



Formas Alternativas

Há disponíveis também, formas alternativas de transporte, como os "boats", que é sistema de serviço fluvial da cidade. 
A cidade conta também com o Barclays Cycle Hire. E claro, o Emirates Air Line, que é o "teleférico", mais nova atração turística e transporte de Londres.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário