sábado, 12 de janeiro de 2013

Curiosidade: Varizes

Varizes!
Saiba como elas surgem e como tratá-las
Prevenir é sempre o melhor remédio, pois só quem tem sabe o quanto podem incomodar, é um problema não somente em relação a saúde da mulher, mas também mexem com a vaidade, pois comprometem a estética e a autoestima.

Este é um problema bem comum não somente entre as mulheres, mas também entre os homens. Porém, nós mulheres por sermos naturalmente mais vaidosas, devemos tomar mais cuidado em observar de perto os sintomas. 
Estou grávida, e sem dúvida, a gravidez é um fator que pode gerar varizes, portanto, resolvi fazer um post detalhado sobre o assunto, para que se caso você, assim como eu tem medo de sofrer som esse problema, possa se prevenir.



Saúde

As varizes são veias doentes com paredes enfraquecidas que se dilatam e se alongam, tornando-se visíveis na pele, normalmente causadas por herança genética. Prejudicam a circulação sanguínea, provocam sangramento em pequenos traumas, úlceras na pele de difícil cicatrização e, em casos mais graves, a formação de coágulos que podem migrar para outras áreas do corpo.
Os vasinhos, por exemplo, são linhas avermelhadas ou arroxeadas que podem surgir no nariz, no colo e nas coxas. Embora não causem desconforto, podem servir de aviso para o surgimento de futuras varizes.
As microvarizes são veias azuladas, que são mais visíveis sob a pele, e normalmente se localizam nas pernas. Por sua vez, as varizes são veias superficiais ou do sistema nervoso profundo (como a safena) localizadas nas pernas, que dilatadas, podem medir até quatro milímetros de espessura.
Sinais
Surgem normalmente após os 20 anos de idade, e os sintomas mais comuns normalmente são: cãibras noturnas, formigamento, adormecimento das pernas, queimação, sensação de peso e cansaço nas pernas e inchaço nos tornozelos. Fique atenta, no surgimento desses sintomas, procure um especialista para começar o tratamento.
Ficar muito tempo parado, sentado ou pé, uso de anticoncepcionais, gravidez, fumo e obesidade são fatores agravantes no surgimento de varizes.

Entenda como elas aparecem
As veias precisam do apoio de válvulas para empurrar o sangue de volta para o coração. Se essas válvulas não funcionam corretamente, uma pequena quantidade de sangue pode retornar, dificultando a passagem naquela região. Por consequência, a parede do vaso se desgasta, perde elasticidade e fica tortuosa, dando origem às varizes. Com o passar do tempo, a pressão aumentada do sangue, gera a uma inflamação. O local fica dolorido, inchado e pode aparecer uma ferida. Qualquer esbarrão pode romper a veia e causar uma hemorragia.

Como amenizar e evitar o problema
Procure alongar a panturrilha, fazer exercícios físicos regularmente, manter ou perder peso, usar anticoncepcional somente com orientação médica, seguir uma dieta rica em fibras e beber bastante líquido.

Espero que tenham gostado! Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário