terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O grande dia!


Desde que o mundo é mundo, o homem procura uma companhia para dividir a sua vida e, por conseguinte procriar-se. O casamento sem dúvida é o evento mais esperado na vida de uma pessoa. Símbolo de união, o matrimônio representa uma nova fase na vida de um casal. Sonhar com este evento é algo em comum que nós mulheres compartilhamos.
De acordo com pesquisadores a celebração do casamento como conhecemos hoje se origina de Roma, onde surgiram os primeiros rituais religiosos para comemorar a união de casais. Como grande parte de todas as comemorações que conhecemos, essa celebração tinha por base princípios pagãos, uma vez que as flores que enfeitavam os cabelos das noivas significavam fertilidade e os espinhos que as prendiam, por sua vez, significavam o afastamento de maus espíritos. O véu, ou FLAMMEUM como era chamado, foi incorporado aos trajes posteriormente, como referência a deusa romana Vesta e simbolizava castidade.
Na Idade Média, quando o cristianismo foi implantado como religião ocidental, o casamento tornou-se um sacramento religioso com peso social, tendo como objetivo não somente simbolizar da união familiar mas também garantir novos territórios por parte da realeza. Até então, a história não é clara a respeito dos trajes utilizados nos ritos matrimoniais, porém, neste período a vestimenta se tornou peça fundamental para mostrar à sociedade as posses da família da noiva.

Originalmente vermelho, o vestido representava a capacidade de procriar, simbolizando o sangue novo. Porém, foi no Renascimento que o preto foi considerado a cor a ser usada como representação de índole religiosa, mas em 1600 a Rainha da França, Maria de Médici mesmo sendo católica, se casou de branco.

Entre 1789 e 1799 a Revolução Francesa adotou o puritano e discreto como padrão da burguesia inglesa, com a finalidade de valorizar o caráter como qualidade da noiva, bem como sua inocência. Mas há quem diga também, que foi a Rainha Vitória que estabeleceu o branco como a cor dos vestidos de casamento em 1840.
Casamento da Rainha Vitória com o príncipe Alberto. Cerimônia realizada na Capela Real em Londres em 10 de Fevereiro de 1840







É importante que ao escolher o vestido você leve em consideração o que não gosta, tanto em seu corpo, quanto em detalhes na peça. Véus longos e coroa alta favorecem todos os tipos de corpo, pois aumenta a figura, mas não esqueça, véu rendado e tiara com pedras de strass são mais apropriados para cerimônias refinadas e realizadas a noite. Para as baixinhas são indicados todos os tipos de vestidos, desde que não tenham babados, mangas bufantes e excesso de bordados, procure valorizar o busto e aposte nos buquês em formato cascata para alongar o corpo. No caso de quem tem quadris largos e seios grandes, a melhor opção são os vestidos com caimento lineares. Agora, se você não tiver quadril largo, adote saias duplas.


Se você for uma noiva religiosa e a cerimônia for realizada na Igreja, uma dica interessante é substituir o buquê por terços e missais, garantindo um toque chique e sofisticado. Vestidos tipo princesa, volumosos, com manga que se abre a partir dos cotovelos e caudas, vestem melhor as mulheres altas e com corpo proporcional. Se você procura simplicidade e discrição, procure chamar atenção nos bordados.

Cerca de 80% das noivas optam por vestidos brancos ou pérola, mas se você for uma noiva moderna e quiser se jogar nas cores, lá vão algumas dicas pra não errar:

1 O vestido dourado é sofisticado e traz o estilo barroco. Aposte em brilhos, rendas e bordados.

2 O vinho é indicado para as que possuem seios pequenos. Detalhe de drapeado valoriza o busto.

3 Os vestidos em verde e azul valorizam as branquinhas, enquanto a cor branca e o dourado, por exemplo, são indicados para peles mais morenas.

4 Vestidos em tons de lilás pedem buquês mais claros, como branco e rosa.

5 A cor champagne é bastante usada por noivas discretas, mas que querem sair do usual. Se for o seu caso, buquês amarelos compõem o visual perfeitamente.


Por ser um evento realizado de dia, no cívil você pode apostar em um modelo curto, na altura dos joelhos.
O branco classico é sofisticado, porém abusar das cores também é válido.
O dourado é uma opção pra quem gosta de elegância, neste caso, o indicado é usar acessórios mais discretos. Afinal, menos é mais. Caso tenha dúvidas sobre o que vestir, selecionei alguns modelos clássicos perfeitos para todos os tons de pele:



Em ambos os casos, o ideal é usar os cabelos presos, alonga e valoriza o colo.  A maquiagem também discreta completa o visual, quanto mais natural, melhor. Deixe para investir no olhar na cerimônia.

Espero que tenham gostado das dicas, deixe aqui a sua sugestão ou comentário sobre o que usou no seu casamento, adoraríamos saber!

Beijos e até o próximo post,





Fontes de pesquisa:*http://www.mulhersingular.com.br/2010/04/casamentos-e-vestidos-de-noiva-na-historia-os-casamentos-mais-famosos-de-todos-os-tempos-ate-o-vestido-branco-e-a-fotografia/
*Revista manequim edição de Setembro/1998
*Wikipédia Enciclopédia online

Nenhum comentário:

Postar um comentário