quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dicionário da Moda



Minimalismo

O termo se refere a um movimento artístico importante a partir da segunda metade do século XX e desde então tem influenciado o modo de vestir há décadas. A sua presença se faz sentir mesmo na década de 70, com a roupa funcional de linhas essenciais, pois respeita as proporções naturais do corpo e tem um cuidado extremo no acabamento, propondo sensualidade e valorizando ainda mais as mulheres.

Mocassim

Inicialmente, o mocassim se caracterizava como peça inteiriça, um pedaço de couro envolvendo o pé e adaptado por meio de uma tira de couro atada no peito do pé. Acredita-se que tenha sido inventado por índios americanos, dá aí o termo “Indian” de algumas versões. De “ar” esportivo e atualmente adaptado, é um clássico utilizado por homens, mulheres e crianças.

Mule

Do francês, chinelos femininos de quarto. Geralmente em tons pastel e com saltos altos, foi popularizado na década de 40 pelas atrizes de Hollywood, que combinavam robes de cetim, plumagem na gola e nas mangas. Ainda utilizada, porém em versões leves e baixinhas.

Pantufa

Chinelo de quarto acolchoado. Normalmente sem salto, fofo e macio, de algodão ou lã, aparece em versões atoalhadas, combinando com roupões felpudos. Calçado popular em países onde o inverno é rigoroso para aquecer os pés. Porém em versões mais leves é bastante utilizado dentro do lar como opção de conforto.

Pop-Art

Do inglês, abreviatura de arte popular, foi um movimento artístico americano que surgiu início dos anos 60. Caracterizado por colagens, montagens fotográficas e objetos de consumo diário, o pop-art também passou a influenciar a moda, sobretudo em peças jovens. Uma das expressões que sobrevivem ao modismo é a camiseta. São exibidas nas peças rostos famosos do cinema, garrafas de refrigerante e fotos antigas, normalmente estampadas em silk-screen.

Parka

Agasalho que chega até os quadris, solto no corpo, se caracteriza por dois detalhes: o capuz e o coulissé na cintura. Marcou época nas décadas de 50 e 60 como peça esportiva. Atualmente adaptado ao cotidiano o parka pode compor inclusive looks para noite.


Pretinho Básico

Criado por mademoiselle Chanel na década de 20, se tornou um clássico. O “petite robe noir” como era chamado, era obrigatório no guarda-roupa da mulher elegante. Uma peça que salva mulheres há décadas, pode ser usado em qualquer situação.

Pull-Over

Do inglês, malha de lã. Peça tricolada, sem abotoamento e de mangas longas. Originalmente bastante comum para a prática de atividades esportivas, na década de 20 entrou em moda em pontos lisos ou trabalhados, quase sempre com decote em ‘V’. É uma peça básica nos dias frios para homens, mulheres e crianças.

Pantalon

Do francês, calça. No Brasil, “pantalona”, caracterizada por calça comprida e larga. Febre nos anos 80, ainda marca presença nas passarelas. Foi inspiração para o “tailleur-pantalon”, um tailler composto de blazer e calça.

Espero que tenham gostado!
Até o próximo post! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário