quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cuidados na Gravidez



Gravidez e a Beleza

A gravidez é um momento mágico na vida de uma mulher. É verdadeiramente um turbilhão de sensações. Mas com a gravidez também vem a necessidade de cuidados com a nossa pele e a nossa saúde. Por esse motivo, eu pesquisei algumas coisas para dividir com vocês, que são, já foram ou que serão um dia, mamães.

Com a gravidez os hormônios estão a mil, bem como as emoções. As mudanças no corpo vão acontecendo: os seios ganham volume, o crescimento acelerado da barriga, são alguns sinais da vida que está se desenvolvendo. 



A seguir alguns cuidados básicos para manter-se bela durante este período tão importante na vida de uma mulher.

Barriga

Essa região é a causa da maior preocupação das mulheres na gestação por conta do surgimento de estrias, umas espécie de “esgarçamento” da pele. O excesso de peso é um fator contribuinte. De acordo com o meu médico de Santos, Dr. Marcelo, se a grávida engordar em média 10 kilos na gravidez o risco de estrias é praticamente nulo. Veja abaixo algumas dicas para evitar as estrias:
1 Boa alimentação
2 A prática de exercícios físicos
3 Evitar roupas apertadas que dificultam a circulação
4 Hidratação da pele da região pelo menos duas vezes ao dia com produtos à base de ureia e óleo de amêndoas doces, sementes de uva, maracujá ou abacate. Eu particularmente indico o óleo de amêndoa 100%, por obter maior concentração de óleo, sua hidratação é mais eficaz e prolongada. Quando aplicar faça movimentos circulares.
5 Evite muito tempo em pé, procure deitar-se do lado esquerdo pelo menos 15 minutos após as refeições, isso evita inclusive, o surgimento de varizes nas pernas!


Seios

Região onde acontecem as primeiras mudanças notáveis da gravidez. Com o volume e peso, os seios ficam doloridos por conta do aumento da produção de leite e do aumento do número de glândulas mamárias. Tome alguns cuidados importantes nessa região, como:
1 Limpe-os de duas a três vezes ao dia com algodão ou esponjinha. Utilize de preferência sabão líquido neutro.
2 Durante o banho faça movimentos circulares sobre as mamas e, depois, friccione os mamilos e as aréolas delicadamente com uma toalha para deixar a região resistente e facilitar a amamentação.
3 Procure usar sutiãs confortáveis, adaptados ao seu novo número.
4 Hidrate a região os óleos essenciais, de preferência o mesmo utilizado na barriga. Porém, não aplique sobre os mamilos.
5 Tente expor os seios ao sol diariamente, por pelo menos 15 minutos para fortalecê-los.

Pele

É muito importante o cuidado com o a pele durante este período. A exposição excessiva ao sol precisa ser evitada, pois a gestante pode sentir cólicas e até ter contrações e risco de parto prematuro.
É de suma importância o uso do filtro solar no rosto e no corpo quando a exposição for necessária, principalmente nos horários em que o sol for mais intenso. Dê preferência a protetor hipoalergênico e sem PABA. Cerca de 60% das gestantes desenvolvem cloasmas ou melasmas, manchas escuras nas bochechas, testa e buço. Algumas manchas desaparecem com o tempo, se não for o caso, faça tratamento após o parto com ácidos e vitamina C.

Beber bastante água também é um cuidado essencial na gravidez, para inclusive, evitar o desenvolvimento de infecção urinária.

Algumas grávidas, como eu, sofrem com o surgimento de cravos e espinhas, neste caso, é indicado o uso de sabonetes antissépticos, porém no máximo três vezes ao dia. E lembre-se, não use nenhum produto anti-acne sem consultar o seu médico.

Pernas e Pés

Imagina o esforço que o nosso corpo precisa fazer para levar de volta ao coração o sangue dos pés e das pernas. Por este motivo, os vasos sanguíneos se dilatam e podem gerar varizes.
É importante que você procure usar meia calça elástica desde o primeiro trimestre e evite carregar peso. Recomenda-se também permanecer com as pernas em um nível mais alto do que a cabeça pelo menos 40 minutos por dia, isso também ajuda no combate ao inchaço dos pés.

Dentes

Os dentes também podem sofrer com o desequilíbrio hormonal, podendo desenvolver gengivites e sangramento na gengiva. Fazer uma profilaxia é indicado. Consulte seu dentista pelo menos duas vezes durante a gestação.



Bumbum

Mais uma vez o ganho excessivo de peso pode ser um vilão, pois pode causar a tão temida celulite, ou agravar o quadro se for o caso de você já ter algumas mesmo antes da gravidez. Os hormônios e a retenção de líquidos são os responsáveis pelo aparecimento da celulite; portanto, a prática de exercícios, e se possível, drenagem linfática, se o seu médico permitir, auxiliam na eliminação de toxinas. Diminua também, o consumo de frituras, sal, doces e massas. E beba muita água!


Espero que tenham gostado, curtam esse momento mágico! 
Até o próximo post!



2 comentários:

  1. Ahhh que saudades de você já
    Você tá lindaaaaa gravidíssima assim, e o chá de bebê foi muuuito gostoso! To esperando as fotos hein?
    Beijooos

    ResponderExcluir
  2. ah amore, brigada! Uma porpetinha sexy! hahahahahahaha....

    ResponderExcluir